domingo, 9 de janeiro de 2011

Cineminha rasteiro #0 : Tron – O legado

Bombardeado por críticas das mais ácidas sobre o filme,confesso que cheguei à sala de cinema sem muitas expectativas quanto ao tal legado do clássico oitentista, que a mesma Disney de High school musical – Aaaarrrgh! – produziu. Mas passada a projeção,fiquei tão vidrado que não pensava em outra coisa que não fosse baixar o primeiro Tron pra reassisti-lo,depois de séculos da experiência de infância.


Lógico que o que de imediato me saltou aos sentidos foi a IMPECÁVEL trilha sonora arranjada pelo Daft Punk,que aderiu com perfeição à outro ponto alto do filme,o nostálgico clima de ficção científica dos anos 80,bem captado pelo Diretor Joseph Kosinski (???). Me surpreenderam também a atuação de Jeff Bridges (Kevin Flynn),muito sóbrio num papel que facilmente se tornaria histriônico em outras mãos, e o roteiro amarradinho,que em boa medida ofuscou o batido ‘reencontro entre pai e filho depois de anos afastados’, clichê-mor de 10 em cada 9  blockbusters estadunidenses. E , apesar da versão rejuvenescida de Bridges, que nos mostra o quão longe do ideal ainda está a técnica de reprodução virtual de atores de carne e osso, a qualidade dos efeitos especiais dispensa comentários,não merecendo maior destaque por ser algo corriqueiro do cinema hollywodiano na atualidade.


E o ponto negativo? O sofrível Garrett Hedlund, que interpretando o protagonista Sam Flynn,mais parecia um desses tipos que se ‘formam’ na famigerada Malhação pra mais tarde liderar uma novela das oito. Ainda bem que Olivia Wilde,como a linda e lépida Quorra, ajudou de fato,desviando com graça as atenções da ruindade em estado bruto que é o tal sujeitinho.


No geral,é o tipo de filme que vale o ingresso e diverte bastante. Pros que ficaram com vontade de ver, aí vai o trailer :


P.s. : Pra mim,o momento marcante do filme é a entrada do Sam Flynn na antiga loja de eletrônicos do pai, quando ele ativa a energia do local e inúmeros fliperamas ligam ao mesmo tempo, fazendo aqueles barulhinhos característicos. Ao fundo,uma música foda: Separate ways (worlds apart), do Journey. Demais!!

3 comentários:

  1. Po, o Clu ficou legal pra caramba, se me dissessem que era um ator de carne e osso eu acreditava!

    E aqui não é filial do 3uruus, rapá, queremos posts ORIGI!!! hahahahah

    Sério agora, lesgal o post. Tron é uma história bobona, mas diverte e visualmente é impecável.

    ResponderExcluir
  2. Kkkk...Menas propagandas,podexar!

    O filme é fiel ao que se propõe,ou seja,divertir,merece ser prestigiado. Agora com a devia carteirinha de estudante ou com um comprovante de matrícula,né? Pagar 12 paus é pra quebrar!

    ResponderExcluir
  3. hahaha

    Paguei 11 conto na sessão "trêsdê", não me faça sentir arrependido! hahaha

    ResponderExcluir