sábado, 26 de fevereiro de 2011

Ascensão e Queda do Império Mutante - P# 1

Salve, salve caros cocadeiros.
E cá estou eu, novamente devorando cérebros, após uma breve longa ausência.

Hoje, vamos tentar destrinchar um pouco uma das melhores (e piores) franquias da Marvel: a família mutante.

Os X-Men surgiram em 1963, criados pela dupla infernal Stan Lee e Jack Kirby.
Em seus primeiros anos, a equipe era formada por Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo e eram liderados pelo Professor Xavier.
Pois bem, os mutantes eram seres que nasciam com o gene X, o que dava superpoderes para eles. Como eram considerados ameaças, foram perseguidos pela humanidade (ou talvez fosse por inveja, já que caras poderosos costumam ser fodões).
Além de matar mutantes, os Sentinelas eram excelentes dançarinos...
Em sua primeira fase, os X-Men tinham aventuras ingênuas, quase sempre focando na questão do preconceito. Xavier era uma espécie de Martin Luther King, o pacifista que lutava pelos direitos humanos (neste caso mutantes) enquanto Magneto era uma versão genocida de Malcolm X, mais ativo e reacionário.
Já a equipe, eram os bons moços da Marvel, alunos aplicados que não fazem malcriação e sempre obedeciam ao professor.
Ainda nos anos 60, o roteirista Roy Thomas e o desenhista fodão Neal Adams foram contratados para dar uma renovada na equipe. Os mutantes ganharam roupitchas novas e surgiram alguns personagens, como Destrutor e Polaris. Apesar disso, a série não emplacou e acabou sendo cancelada.

Assustados, os X-Men originais vêem o cancelamento chegando...
Depois de ficar alguns anos na geladeira (algo impensável nos dias de hoje), a Marvel resolveu tirar os mutantes do congelador e torná-los o prato principal da editora.
Então saiu Giant-Size X-Men, edição especial que introduzia novos personagens na equipe. Escrita por Len Wein (que foi um dos criadores de um certo baixinho canadense) e desenhada pelo grande Dave Cockrum, a edição fez sucesso e abriu caminho para o retorno dos mutunas às bancas.
Corredores da São Silvestre fazendo cosplay
Agora, ao invés de adolescentes almofadinhas, a equipe era formada por personagens mais carismáticos. Outra coisa legal, é que eles eram de várias partes do mundo. Tinha deusa africana, índio americano, trabalhador russo, artista circense alemão, porra louca canadense e por aí vai.
É a globalização que estava chegando aos quadrinhos!
Além do talento de Cockrum para criar o visual de personagens, a entrada de um inspirado Chris Claremont nos roteiros tornou os X-Men a equipe mais popular da Marvel.

Fênix usa seu poder para sobreviver a uma enchente...
Durante a fase Cockrum, aconteceram fatos importantes, como a criação dos Shiars e dos Piratas Siderais, os novos Sentinelas e a morte do Pássaro Trovejante. Mas o maior momento foi o surgimento da Fênix.
Porém, contudo, no entanto, Cockrum tinha um problema: atrasava os prazos. Acabou sendo substituído pelo mestre John Byrne.
Resultado: a melhor fase dos X-Men de todos os tempos!

Mas isso é assunto pra nossa próxima edição...

Nenhum comentário:

Postar um comentário