quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Abandonware #3 - Alienstorm


E o intento inicial dos colegas de blogue continua!

Dia desses eu tava tirando a poeira do meu velho Mega Drive,e relembrando os bons momentos de infância e pré-adolescência,quando travava embate ferozes em jogos que fariam os gamers da atualidade chorar.

Sou do tempo em que a disputa entre Super Nintendo e Mega Drive rendia brigas feias na escola, tanto que o primeiro e único soco que - até agora - desferi em alguém foi por conta de um moleque chato,que me torrava o saco na 3ª série, dizendo que o Sonic era um cocô mole, se comparado com o magnânimo Super Mario Bros. . Convenhamos que foi merecido,né? Nem sei o pq dele até hoje não olhar pra minha cara,he,he,he,he,...!

Era uma época romântica, de jogos com uma dinâmica muito mais simplificada, mas nem por isso desinteressantes, e de revistas especializadas,como a 'Ação Games' e 'Gamepower', que costumavam inflamar as discussões entre os gamemaníacos mais xiitas sobre qual era a melhor versão caseira de Street Fighter 'II, ou se a Sega vendia mais videogames que a Nintendo. São lembranças de um tempo que a cada ano que passa vai se tornando mais remoto nas mentes dos quase trintões,como eu, e que muitos - coitados - da geração 'jogo em rede trancafiado no quarto' sequer fazem idéia do quanto era divertido. Jogar em locadoras lotadas de moleques da sua idade,ou com os vizinhos enchendo a sala de sua casa por conta de campeonatos que iam até o raiar do outro dia, era tão interativo quanto soltar pipa e jogar uma pelada no campinho de terra batida do bairro,nos permitia uma contato com o mundo com tudo aquilo que se tem direito.

Desabafos nostálgicos à parte, me veio também à memória Alienstorm,um joguinho que não é dos mais difíceis,mas que me divertia pra caramba nos inúmeros sábados em que,quando não estava de férias da escola, me era permitido jogar.

Logo 'pedra-de-responsa-surrealista' do jogo.
Já vou adiantando que - pra variar - o enredo do jogo é de uma 'riqueza' sem precedentes: estamos num futuro não muito distante,em que o nosso planetinha é invadido por uma horda de aliens transmorfos, que gostam de se alimentar de seres humanos e, nas horas vagas, tocar o terror na população local, só pelo prazer de ouvirem os gritos desesperados de mulheres e crianças indefesas. Pra combater essa terrível ameaça do espaço sideral, destacam-se três personagens,que munidos de bombas,lança-chamas e outras armas  ultra-avançadas, detonam os feiosos alienígenas,garantindo a perpetuação da 'benígna' raça humana por mais alguns ciclos.

Passa fogo nessa cambada,mulé!!
Originário dos fliperamas da Sega,como a maioria dos clássicos do console na primeira metade dos anos 90, o jogo segue em quase tudo o esquema consagrado na série Golden Axe, onde você escolhe entre um machão com cara de Elvis Presley conservado em criogenia, uma dama fatal de amarelo e um robô esquisitão com chicote elétrico,e sai a percorrer cenários em side-scrolling,detonando toda criatura hostil que cruzar o seu caminho. Os gráficos até que são interessantes pra época,mas o fundo musical - com a exceção dessa música e dessa aqui, bem sci-fi oitentista - destoa em alguns momentos críticos do jogo,quebrando um pouco do clima apocalíptico proposto pela estória do game. Os trechos das fases que ocorrem em primeira pessoa e os de 'corrida maluca' são de longe os mais empolgantes já feitos para um videogame daquela geração. Só pra ter uma idéia do bicho,dá uma olhada na primeira missão:


Ficou interessado,né? Baixa um emulador,estúpido,e vai atrás de Alienstorm,agora!

2 comentários:

  1. Humm, acho que tenho aqui no meu arquivo de ROMs.. ops, de cartuchos.. hehe. Vou dar uma jogadinha.

    E esses nintendistas sempre mereceram socos! Fucke yeah, mano!

    ResponderExcluir
  2. Que exemplo,caro colega de blogue! Ao jogar a sua ROM favorita,volte uns 20 anos no tempo,vá até o MAGAZINE mais próximo e adquira o exemplar original do jogo em questão. Qlqr cidadão cumpridor de suas obrigações faz isso com a mão esquerda no peito.
    E qnt ao fanfarrão nintendista,ele não fala comigo pq,com o meu 'carinho',eu lhe precipitei um desvio de septo,he,he,he,...Coisas de criança!

    ResponderExcluir