sábado, 15 de janeiro de 2011

Quadrinauta #2 - Justiceiro e o sonho do DCnauta

Salve, salve camaradas

Vamos de uma das dobradinhas mais celebradas da década: Garth Ennis e Frank Castle. Em sua longa passagem pelas hqs do Justiceiro, o irlandês maluco fez de tudo, de histórias mais sérias, como o arco Escravistas pelo selo Max, a tramas mais insanas, como o quebra com Wolverine e uma gangue de anões mafiosos.
Hoje, falaremos sobre o especial Justiceiro Massacra o Universo Marvel. Em breve, vamos falar mais das outras histórias do velho Castle pelos selos Max e Marvel Knights.
Essa edição, originalmente lançada em 1995, é o sonho de todo fã da DC: super-heróis Marvel sendo assassinados a torto e a direito.
Nessa história, a família Castle é morta em um confronto entre os Vingadores, X-Men, Skrulls e a Ninhada no Central Park. Quando chega ao parque e dá de cara com a família morta, Frank executa Ciclope e quase é morto pelo Wolverine.
Depois de ser preso, Castle é resgatado por uma organização formada por pessoas que tiveram suas vidas destruídas por superseres.O Justiceiro canaliza sua fúria contra superseres e começa a caçar heróis e vilões.Apesar de ter algumas cenas bem forçadas (como o quebra com o Doutor Destino) a história é bem legal.Também é bom ver Castle metralhando o Rei do Crime, acabando aquela história do "se odeiam mas nunca se matam".Não espere pelas tradicionais doses de humor negro e piadas infames. O texto de Ennis está mais sério, o que é estranho. Como Garth não gosta de super-heróis, eu esperava doses maciças de escatologia. Talvez por este ser um dos primeiros trabalhos do irlandês na Casa das Ideias, ele tenha se contido.
Mas tem uma sacada genial, os diálogos das cenas em que o Homem-Aranha enfrenta o Venom e os mutantes se encontram na lua são recheados de clichês e foi uma forma sutil de ironizar os canastrônicos discursos dos heróis.

Quanto a arte, o traço de Doug Braithwaite é competente. Claro que não chega nem perto dos trabalhos atuais do artista (é só ver a minissérie Justiça para ver o quanto ele melhorou). Os desenhos lembram aquelas hqs do início dos anos 90, principalmente os primeiros trabalhos do Silvestri e dos irmãos Kubert.
A capa é do Steve Dillon, velho parceiro de Ennis. Ilustração simples, sem o clichê de vários heróis mortos e coisa e tal. Um ponto positivo foi a incrementada que a Pandora deu na capa (fundo preto com um caveira). A versão original você confere aqui embaixo:Justiceiro Massacra o Universo Marvel foi lançada em 2001 pela Pandora Books.

O Ministério Psicocada adverte ler quadrinhos faz bem para os miolos!!
Até a próxima, camaradinhas...

Um comentário: