Salve, salve caros cocadeiros.
E cá estou eu, novamente devorando cérebros, após uma breve longa ausência.
Hoje, vamos tentar destrinchar um pouco uma das melhores (e piores) franquias da Marvel: a família mutante.
Os X-Men surgiram em 1963, criados pela dupla infernal Stan Lee e Jack Kirby.
Em seus primeiros anos, a equipe era formada por Ciclope, Garota Marvel, Fera, Anjo e Homem de Gelo e eram liderados pelo Professor Xavier.
Pois bem, os mutantes eram seres que nasciam com o gene X, o que dava superpoderes para eles. Como eram considerados ameaças, foram perseguidos pela humanidade (ou talvez fosse por inveja, já que caras poderosos costumam ser fodões).
 |
| Além de matar mutantes, os Sentinelas eram excelentes dançarinos... |
Em sua primeira fase, os X-Men tinham aventuras ingênuas, quase sempre focando na questão do preconceito. Xavier era uma espécie de Martin Luther King, o pacifista que lutava pelos direitos humanos (neste caso mutantes) enquanto Magneto era uma versão genocida de Malcolm X, mais ativo e reacionário.
Já a equipe, eram os bons moços da Marvel, alunos aplicados que não fazem malcriação e sempre obedeciam ao professor.
Ainda nos anos 60, o roteirista Roy Thomas e o desenhista fodão Neal Adams foram contratados para dar uma renovada na equipe. Os mutantes ganharam roupitchas novas e surgiram alguns personagens, como Destrutor e Polaris. Apesar disso, a série não emplacou e acabou sendo cancelada.
 |
| Assustados, os X-Men originais vêem o cancelamento chegando... |
Depois de ficar alguns anos na geladeira (algo impensável nos dias de hoje), a Marvel resolveu tirar os mutantes do congelador e torná-los o prato principal da editora.
Então saiu
Giant-Size X-Men, edição especial que introduzia novos personagens na equipe. Escrita por Len Wein (que foi um dos criadores de um certo baixinho canadense) e desenhada pelo grande Dave Cockrum, a edição fez sucesso e abriu caminho para o retorno dos mutunas às bancas.
 |
| Corredores da São Silvestre fazendo cosplay |
Agora, ao invés de adolescentes almofadinhas, a equipe era formada por personagens mais carismáticos. Outra coisa legal, é que eles eram de várias partes do mundo. Tinha deusa africana, índio americano, trabalhador russo, artista circense alemão, porra louca canadense e por aí vai.
É a globalização que estava chegando aos quadrinhos!
Além do talento de Cockrum para criar o visual de personagens, a entrada de um inspirado Chris Claremont nos roteiros tornou os X-Men a equipe mais popular da Marvel.
 |
| Fênix usa seu poder para sobreviver a uma enchente... |
Durante a fase Cockrum, aconteceram fatos importantes, como a criação dos Shiars e dos Piratas Siderais, os novos Sentinelas e a morte do Pássaro Trovejante. Mas o maior momento foi o surgimento da Fênix.
Porém, contudo, no entanto, Cockrum tinha um problema: atrasava os prazos. Acabou sendo substituído pelo mestre John Byrne.
Resultado:
a melhor fase dos X-Men de todos os tempos!Mas isso é assunto pra nossa próxima edição...